quarta-feira, 23 de abril de 2008

Come a sopa, vá lá!

Isto é o que se diz frequentemente aos meninos e meninas, não é? Sim, porque aos graúdos já ninguém obriga a comer a sopita...


A educação do paladar e a criação de hábitos alimentares saudáveis começa (ou deveria começar...) na infância. Na maioria das vezes palavras como as do título do presente post por si só não surtem efeito na cabecinha dos mais pequeninos, isto porque em idades mais precoces a criança é muito sensível a estímulos sensoriais, mais do que a palavras vãs proferidas por pais em desespero...

Eles precisam de algo mais apelativo e nesta idade nada é mais apelativo à criança do que a ACÇÃO - aprender pela brincadeira, aquilo que os educadores designam por Aprendizagem Activa. Por isso vamos todos por mãos à obra (em especial, nós, futuros nutricionistas)!

Deixamos aqui alguma ideias engraçadas para estimular nas crianças o gosto pelos legumes e vegetais. O importante não é que a criança faça bem, mas sim que faça, que participe, que se divirta e que aprenda!

Para a cozinha com eles! Um avental e um degrau (pequeno banco para que cheguem à banca da cozinha) e estão prontos para dar uma valiosa ajuda a lavar e separar os legumes da sopinha. Claro está que no final vão dizer que a sopa foi feita por eles, e ainda bem porque assim certamente irão comê-la com mais gosto!


Porque não plantar num vasinho, num canteiro ou num espacinho do quintal (se houver), uma cenoura ou uma alface? Claro que o importante é que sejam as crianças as fiéis cuidadoras deste futuro alimento, verificando como este se vai desenvolvendo ao longo do tempo. Com tanto cuidado e afecto às vezes o difícil é colher este legume e colocá-lo na panela...!

Conheces alguém que plante legumes, vegetais? Óptimo! Vamos levar lá as crianças, deixá-las ajudar no cultivo, na apanha e na rega dos produtos hortícolas. Certamente isto desmistificará a ideia de que quem produz os produtos hortícolas é o supermercado onde a mamã e o papá fazem as compras...


Levar as crianças às compras é outra óptima ideia! Pois, as birras pelos doces... e porque não concentrar a atenção e a energia da criança na escolha, pesagem e colocação no carrinho de todos as frutas e produtos hortícolas? As crianças adoram sentir-se necessárias e valorizadas pelo seu trabalho!


Ler não para as crianças mas sim com as crianças, escolhendo livros apelativos que nos ajudem nesta empreitada da alimentação saudável (não, não é preciso gastar dinheiro, por exemplo, a Biblioteca Almeida Garrett tem uma diversidade de livros infantis, inclusivé sobre a temática da alimentação que são colocados à disposição para empréstimo)


Por último (last but not the least) pede ajuda ao Avô Cantigas, ainda te lembras dele? Sim, ainda é vivo e parece até que renasceu... (estas novas tecnologias fazem milagres...) e todas as crianças o conhecem! Entre as várias músicas novas que ele tem há uma que nos pode dar uma grande maõzinha na altura de comer a sopa, ora vê!


(para ouvires desliga a música que se encontra no fundo da pagina do lado direito)

A criança é influenciada pelos comportamentos e atitudes que observa nos adultos que a rodeiam, por isso se não comermos a nossa sopa certamente a criança ao nosso lado também não se sentirá estimulada a fazê-lo! O exemplo parte sempre dos adultos, principal modelo de comportamento da criança.

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