segunda-feira, 14 de abril de 2008

Desperdício alimentar e subnutrição, que relação?

"Somos culpados de muitos erros e faltas, mas o nosso pior crime é o de abandonar as crianças, negligenciando os alicerces da vida. Muitas das coisas que precisamos podem esperar. As crianças não. É neste momento que os seus ossos se estão a formar, o seu sangue está a crescer e os seus sentidos se estão a desenvolver. Não podemos dizer-lhes “Amanhã”. O seu nome é “Hoje”."


Gabriela Mistral, Departamento de Nutrição para a Saúde e Desenvolvimento da Organização Mundial de Saúde, 1948 in www.who.int/en


Actualmente, 27% das crianças dos países em desenvolvimento têm baixo peso, o que representa um total de cerca de 146 milhões de crianças em estado de subnutrição.

Segundo relatórios publicado pela UNICEF, nos países em desenvolvimento mais de um quarto das crianças com menos de cinco anos têm um peso muito baixo, algumas delas a ponto de constituir um risco para as suas vidas.

Muito se fala sobre a obesidade, mas também a subnutrição constitui uma verdadeira epidemia global já que contribui para mais de metade de todas as mortes de crianças, ou seja cerca de 5.6 milhões de mortes por ano.

Esta tragédia poderia ser minimizada se os países, e nós próprios, enquanto cidadãos conscientes e empenhados na melhoria do mundo em que vivemos contribuissemos para evitar o desperdício alimentar, fazendo com que os excedentes alimentares ajudassem a matar a fome, evitando a morte pela fome.

Veja por si mesmo alguns dos números deste desperdício e quantas pessoas poderiam ser alimentadas anualmente por esse excedentes que na maioria dos casos acaba no lixo.


(para ouvires desliga a música que se encontra no fundo da pagina do lado direito)

Sem comentários: