domingo, 13 de abril de 2008

Um vídeo perturbador sobre a realidade da anorexia

Várias são as vezes que ouvimos falar desta doença mas será que temos noção de como a/o anorética/o se vê?

Com este vídeo bastante perturbador pretendemos chamar a atenção para uma doença que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, termina em morte em 20% dos casos. A anorexia ocorre 10 vezes mais em mulheres do que em homens, na grande maioria dos casos inicia-se na adolescência e ocorre com maior frequência em países desenvolvidos.

(para ouvires desliga a música que se encontra no fundo da pagina do lado direito)

É sem dúvida uma realidade dura de se ver e conviver, mas é uma doença e como em todas as doenças o acompanhamento médico, e neste caso o acompanhamento psicológico e nutricional assume-se como um forte pilar para o processo de controlo da mesma.

Fundamental na detecção e acompanhamento da doença são os familiares e amigos da/o anorética/o. O isolamento social, a recusa em comer, a procura constante do valor calórico dos alimentos, a perda de peso, são alguns dos sintomas da doença. A família e amigos surgem então como o primeiro passo para o controlo da doença, já que como observamos no video a/o anorética/o considera sempre que tem peso a mais, nega a doença e coloca muita resistência a qualquer tentativa de auxílio.

1 comentário:

Rita Pires disse...

É um mistério o modo como a nossoa mente funciona...E como é capaz de se apoderar de nós e fazer-nos ver e pensar coisas que não estão lá...